Dra. Gabriela Schwartzmann

Lipoaspiração

Através de pequenos cortes na pele e introdução de cânulas metálicas, realiza-se a Sucção da gordura (ou adiposidade) localizada. Essa técnica teve origem na década de 70 e revolucionou o tratamento do contorno corporal, se tornando uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo.

  • Pacientes sem obesidade
  • Paciente com gorduras localizadas, que permanecem mesmo com dieta equilibrada e exercícios físicos
  • Paciente com pouca ou nenhuma flacidez de pele

Escondemos as cicatrizes em sulcos naturais do corpo ou sob a roupa íntima. A quantidade de incisões necessárias varia de acordo com as localizações das adiposidades. Os pontos são retirados após 10 dias.

  • No caso de pequenos acúmulos de gordura o procedimento pode até ser feito sob anestesia local (mini-lipo).
  • Já no caso de lipoaspiração de diversas áreas corporais, o ideal é a anestesia geral.

A duração da lipoaspiração varia de 1-3h, de acordo com a extensão das áreas tratadas.

  • No caso da mini-lipo sob anestesia local não há internação, sendo o paciente liberado em menos de 1 h após o procedimento.
  • Já no caso de lipoaspiração corporal, o tempo de internação varia de 8-24h de acordo com a extensão do procedimento.

Qual a diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura?

Na lipoaspiração removemos as gorduras localizadas, e na Lipoescultura utilizamos essa gordura retirada para aumentar áreas corporais que necessitem de mais volume (geralmente os glúteos, mas pode ser utilizada também para aumento mamário, reposição de volume facial, rejuvenescimento das mãos, tratamento de cicatrizes retraídas, etc).

A lipoaspiração pode ser feita para perda de peso?

Não. A lipoaspiração não é indicada para pacientes obesos e não substitui hábitos saudáveis como dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. Além disso, a lipoaspiração em obesos é mais arriscada e o resultado não é satisfatório, pois lipoaspirar apenas 7% do peso desses pacientes geralmente não oferece uma melhora significativa no contorno corporal.

Quantos litros de gordura são retirados na lipoaspiração?

Não há um volume pré-estabelecido, afinal cada paciente tem uma determinada quantidade de gordura localizada. Por isso, apesar de ser uma pergunta comum no consultório, não podemos programar uma lipoaspiração na quantidade de gordura a ser aspirada e sim no  tratamento da área de gordura localizada e aprimoramento do contorno corporal. Além disso, há um limite de segurança preconizado: não lipoaspirar mais de 7% do peso corporal do paciente.

  • Usar malha elástica por no mínimo 30 dias
  • Evitar banhos muito quentes na primeira semana
  • Drenagem linfática a ser iniciada por volta do 4º-5º dia de pós operatório e deve ser mantida no 1º mês de pós operatório.
  • Curativos diários nas cicatrizes

Atividades físicas leves e sem carga são liberadas após 10 dias. Atividades gerais são liberadas após 30 dias, mas pode variar de acordo com a extensão da cirurgia.

Em 4-6 meses, mas pacientes que continuam a fazer a drenagem linfática 1x/sem costumam ter resultados mais rápidos.