Dra. Gabriela Schwartzmann

Blefaroplastia (Plástica das Pálpebras)

É a cirurgia responsável pelo tratamento estético das pálpebras, através da remoção pele em excesso e das bolsas de gordura proeminentes. Em muitos casos são necessários tratamentos da musculatura dos olhos para um melhor resultado. Essa cirurgia pode promover uma melhora funcional muito importante aos pacientes que possuem um grande excesso de pele que atrapalhe o campo visual.

Não existe uma idade ideal ou mínima para realizar a plástica das pálpebras, e sim a indicação correta da cirurgia. Essa cirurgia é realizada também em pacientes jovens que possuem bolsas de gordura ou excesso de pele não associadas ao envelhecimento, geralmente por causas genéticas.

Na pálpebra superior posicionamos a cicatriz no sulco palpebral, e na pálpebra inferior logo abaixo dos cílios, de forma que não fiquem perceptíveis no pós-operatório.

Interromper tabagismo, hidratar adequadamente a pele, suspender as medicações necessárias (conforme orientação médica).

Após a avaliação médica, eu discuto com o(a) paciente e indicamos o procedimento mais adequado para alcançarmos o resultado esperado. Então solicitamos os exames pré-operatórios. Não havendo restrições, agendamos a cirurgia.

A cirurgia dura 40-90 min, mas a internação dura 3-6h, com alta hospitalar após.

Anestesia local com sedação (paciente recebe uma medicação par dormir durante a cirurgia). Casos especiais podem ser feitos apenas sob anestesia local.

É um pós operatório de pouca dor, o que mais incomoda é o inchaço dos primeiros dias. É possível que fiquem equimoses ou hematomas (roxos na pele). Nessa fase é importantíssimo usar protetor solar, óculos escuros e evitar sol.

Evitar banhos muito quentes, fazer compressas geladas e deitar apenas com a cabeceira elevada (geralmente com mais de um travesseiro) são medidas que ajudam a reduzir mais rapidamente o inchaço.

Não. O processo de envelhecimento natural da face e da pele é contínuo, de forma que continuamos a perder colágeno e elastina. No caso das cirurgias de rejuvenescimento, é essencial manter uma rotina de tratamentos faciais para manutenção de resultados naturais a longo prazo.

Especialmente no caso das pálpebras, o uso de toxina botulínica e tecnologias é parte integrante na manutenção dos bons resultados a longo prazo.