Dra. Gabriela Schwartzmann

Dermatite atópica

Também conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele muito associada a “alergias”. É mais comum em crianças, mas pode também acometer adultos, que tiveram ou não a doença quando crianças. A principal característica é a coceira, que aparece principalmente à noite, bem como o ressecamento importante da pele. O diagnóstico da dermatite atópica é clínico e pela possibilidade de associação com outras doenças alérgicas (asma, rinite, sinusite) pode ser necessário o acompanhamento com outros especialistas, como alergologista, pneumologista ou otorrinolaringologista.

O seu tratamento se inicia com mudanças do ambiente e otimização da rotina de cuidados com a pele, dependendo da gravidade do quadro podem ser necessárias medicações tópicas, orais ou injetáveis para o seu controle adequado.

Dermatite seborreica

É uma uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão da pele de crianças e adultos. A caspa é sua manifestação mais conhecida, porém as lesões da dermatite seborreica podem também acometer o rosto e o tronco. O diagnóstico adequado é necessário, para que se exclua outras causas que precisam de tratamentos diferentes.

Uma vez estabelecido o diagnóstico, é importante saber que a dermatite seborreica é uma doença crônica e recidivante, ou seja, os cuidados e tratamento para o seu controle devem ser mantidos a longo prazo.