Dra. Gabriela Schwartzmann

Como ter um cabelo saudável?

Os cuidados básicos com o cabelo, como lavagem, hidratação e finalização fazem parte da rotina da grande maioria das mulheres. O cabelo faz parte da moldura do rosto e complementa a estética facial. Mas você sabia que para a saúde dos fios, além dos cuidados com haste também é preciso atenção com o couro cabeludo?
 
Aqui vão algumas dicas gerais para manter os cabelos bonitos e sedosos:
 
1.Evite uso de água quente
2.Os xampus possuem substâncias detergentes e emulsificantes que acabam por ressecar e atribuir cargas elétricas aos fios, deixando-os com frizz. Por isso o uso de condicionadores ou máscaras. Eles neutralizam as cargas elétricas, facilitam o alinhamento das cutículas e amaciam os fios.
3. Fios molhados se tornam mais elásticos e mais propensos a quebra, evite pentear os fios durante o banho.
4. A retirada da umidade dos fios deve ser feita sem atrito e de preferência com tecido macio de algodão o que ajuda a controlar o frizz. 
5.Antes de piscina, praia ou exposição solar abuse dos óleos hidratantes por toda a fibra capilar. Os óleos de coco foram o que demonstraram maior poder hidratante e umectante. 
 
E quanto a haste? 
 
A haste capilar é composta por células mortas preenchidas por queratina ligadas entre si por proteínas e lipídios. Os danos a haste são irreversíveis. 
Dessa forma o cuidado com o fio é imprescindível para ter um cabelo saudável. 
 
1.A lavagem do couro cabeludo com xampus remove a sujidade, restos celulares e mantém o controle da oleosidade. Não é necessário a intensa fricção dos fios para a limpeza, o processo de higienização acontece prioritariamente no couro cabeludo. 
2.Em caso de uso de ferramentas que emitem calor (secadores, chapinhas ou babyliss) aplique antes protetores térmicos. Evite temperaturas extremamente altas, principalmente acima de 130ºC. O aquecimento da água na fibra capilar pode levar a formação de bolhas (bubble hair) que enfraquecem a haste favorecendo a quebra.
3.Pior que a tintura é a descoloração, ela promove uma maior abertura das cutículas e perda de massa capilar, fragilizando ainda mais os fios.
4.Os alistamentos seguros também levarão a perda de massa capilar. São desastrosos quando associados a descoloração. 
5.Em casos de haste com ressecamento importante, de preferência para as técnicas pré-poo. Consiste na aplicação de hidratante na haste capilar, antes da lavagem criando uma película protetora no comprimento dos fios, região onde o cabelo costuma ficar mais seco. 
6.O uso de finalizadores com silicone facilita o selamento da cutícula promovendo diminuição do frizz, maciez e brilho. Porém são incompatíveis com técnicas no-poo ou low-poo.