Dra. Gabriela Schwartzmann

O que realmente funciona no skincare para prevenir o envelhecimento da pele?

Talvez você não saiba, mas todos os dias a nossa pele envelhece conosco. Vários fatores colaboram para isto, e eles podem ser divididos em dois tipos: os endógenos (por exemplo, questões genéticas, que não conseguimos controlar), e os exógenos, que são os de maior impacto e sobre os quais conseguimos ter influência.

Dos exógenos, o sol e, principalmente, a radiação ultravioleta é o fator mais determinante para o envelhecimento da pele. Essa radiação pode gerar:

  • Dano direto ao DNA das suas células, tornando-as anormais e por vezes até cancerígenas;
  • Produção de radicais livres (também chamadas de espécies reativas de oxigênio), que lesam os componentes essenciais da pele, como colágeno e lipídeos;
  • Redução da produção e aumento da degradação de colágeno;
  • Acúmulo de fibras elásticas lesadas.

Todas estas alterações culminam em uma pele mais flácida, fina, grosseira, manchada, com rugas, cujas funções primordiais de proteção, barreira e mesmo embelezamento são impactadas.

A prevenção é forma mais eficaz de reduzir tais alterações, e uma ferramenta valiosa para isso é o skincare. Mas em meio a uma miríade de produtos, rotinas, conselhos, o que realmente funciona para manter sua pele saudável e bonita? Elencamos abaixo o que tem evidência científica para te ajudar a escolher melhor:

 

  1. Protetor solar

Usar o protetor solar diariamente e adequadamente cria uma barreira física e química entre a sua pele e a radiação do sol, e é a maneira mais eficaz de evitar o fotodano e fotoenvelhecimento cutâneo. O melhor protetor solar que existe é o que você gosta e usa, sempre com FPS maior que 30.

 

  1. Retinoides

Produtos como tretinoína e adapaleno, entre outros retinoides, são derivados da vitamina A com atuações como aumento da produção de colágeno, aumento da espessura e qualidade da pele, melhora da superfície cutânea e redução da formação de vasinhos. Devem ser sempre aplicados à noite, e removidos pela manhã.

 

  1. Antioxidantes

Vitamina C, niacinamida, resveratrol, entre outras opções, reduzem a geração de radicais livres in vitro, e pelo que os estudos indicam, também quando aplicados na pele. O ideal é aplicá-lo pela manhã, antes do protetor solar.

 

Além desses produtos de uso cotidiano, existem vários procedimentos e tecnologias, não invasivos ou minimamente invasivos, com excelente desempenho no tratamento e auxílio na prevenção do envelhecimento cutâneo, porém não há dúvida que um bom regime de skincare é a base necessária para o sucesso de todo e qualquer tratamento.

 

Nos próximos posts, abordaremos um pouco mais sobre cada um destes produtos.